22 de maio de 2010

Mais Perguntas e Respostas sobre trabalho em navios

(This post is a Q&A about working onboard. Curious? Ask me that I translate).

Aqui vão outras perguntas e respostas de uma futura tripulante:


Bom, eu sei que você deve receber e-mails como esse todos os dias, mas como estou meio perdida resolvi perguntar pra quem sabe!
Suas perguntas respondidas vão para o blog (após retirar os nomes, preservando o anonimato). Assim outras pessoas podem se beneficiar das respostas.

Bom, moro em Curitiba e quero entrar na Princess, pois li muito sobre a empresa e tenho uma conhecida que foi a alguns anos atrás e adorou.

A Princess é ótima como companhia de cruzeiros. Mas lembre que isso é uma referência diferente de uma empresa regular. Trabalhar em cruzeiros é diferente.
Eu não tenho a mínima ideia sobre os serviços de um Buffet Steward, então resolvi pesquisar e não gostei muito do que li. Agora estou disposta a aplicar para uma outra função mesmo que não esteja aberta ou para uma outra companhia.

Buffet Steward é garçom de buffet (entre US$ 800 e US$ 1.200, mensais na Princess). Foi a função q eu desempenhei Pra teres uma idéia da correria, perdi 4 kg (quilos que estavam sobrando mesmo) em 10 dias. É um degrau importante para chegar a garçom (Waiter - entre US$ 3.000 e US$ 4.500, na Princess), antes passando por assistente de garçom (JrWaiter - entre US$ 1.800 e US$ 2.500, na Princess).

O Buffet Steward passa a maior parte do tempo limpando - as mesas, o restaurante, o carpete, a área de lava-pratos no fim do expediente, etc. Se tu fores eficiente e te dedicar, eles te mandam pra Tratoria Italiana ou pro restaurante para trabalhar como ACTING Jr Waiter - uma espécie de experiência pré-promoção. Normalmente a promoção só vem na última semana do contrato. 

É uma função para quem gosta de servir comida e ser garçom.
Então, ai estam minhas perguntas...pra qual função?
Eu quero ganhar uma grana legal, mesmo que seja pra trabalhar bastante, mas não uma carga horária terrível! Eu tenho inglês fluente (morei nos USA por alguns anos), tenho curso de bartender (realizado nos USA), experiência em restaurante e em recepção de empresas. Ai, to tão perdida, você não faz nem ideia!

Se você quiser uma carga horária bem legal, moleza, divertida, vc precisa ir pro Entertainment como dançarina. É o único lugar q conheço q é moleza e se ganha bem (nunca como um garçom ou bartender).

Como fotógrafa, o departamento é mais descolado, a galera é gente boa e faz muitas festas. A carga horária é maior, mas não chega a 11h diárias.

No PSD (atendimento a passageiros), normalmente pedem 4 línguas. A carga é maior, mas tem muito mais regalias (folgas, acesso as piscinas, restaurantes, etc.).

No SPA, você precisa fazer a seleção com a Steiner (veja um post anterior sobre vagas para massoterapeuta, cabeleireira, fitness, etc.).

No Accomodation (camareira) também rolam boas gorjetas, mas pelo visto teu negócio não é ficar arrumando cabines (mas tem muita gente que adora fazer isso e tem ótimos resultados também).

No BAR, rola mais ou menos a mesma grana do restaurante - o lucro vem das bebidas. Os salários são parecidos (veja acima), mas o Bar Steward geralmente ganha mais do q o Buffet Steward, então seria um bom começo. Se tu tiver mais de 1 ano trabalhando em bares, com experiência em coquetéis, tu pode te candidatar a Bartender e caso tu passe isso pode ser muito bom. Mas prepare-se para uma seleção ferrada, portanto estude e revise teus conhecimentos.

Ao que me parece, teu estilo é mais pro bar. Só cuida pra não virar fã de manguaça pq a galera enxuga umas com frequencia.
E se por um acaso eu não conseguir aplicar para essas funções, quais são as outras empresas de cruzeiro que você recomendaria? A Royal eu ouvi dizer que é boa...

Já ouvi opinioes diversas sobre a RCCL (Royal). Alguns adoram outros odeiam. Mas é a única que compete com  a Princess no mesmo nível.

Depois disso tem a Carnival, a Costa e a MSC que são boas opções. Mas primeiro mira na Princess e na RCCL.

Se teu objetivo é fazer carreira, pense no mercado de iates (veja os posts anteriores no blog).
Bom, você tá ai dentro, quais são as funções que você gostaria de exercer (não sendo capitão). 

Meu plano era, em 3 a 4 anos:
Buffet Steward - Jr Waiter - Waiter - F&B Supervisor (ou não) - Yacht Steward - Yacht Chief Steward
    US$ 1.100,    U$ 2.000  U$3500            U$ 4500                     U$ 4000              EU$ 5000

E depois juntar a grana e decidir o que fazer.
No 2o contrato (as vesperas de minha promoção), eu caí e quebrei um pedaço da vértebra, o q me fez voltar pra casa. 
A parte boa é q conheci minha noiva e futura esposa. =)
Alguma dica legal pra passar na entrevista, sei lá...

Seja o que você é, mas sem exageros, tapa nas costas, gargalhadas. Eles querem pessoas simpáticas mas que não sejam muito barulhentas e que tenham conhecimento do que vão fazer. Quanto melhor o inglês, melhores as oportunidades. Então dá aquela treinada legal nos dias antes da entrevista, assistindo CNN, conversando em ingles, etc..
Bom, desculpa vir com essas perguntas cliches, mas sinto que o pessoal do orkut não tem muita paciência para apontar algumas empresas e funções expecíficas..

Fica tranquila, o papel que escolhi é ajudar as pessoas a embarcar.

Me ajude a divulgar o blog e clique nos anuncios que achar interessante. Desde já te agradeço.

Lucas Selbach
http://sonavegando.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ports of Stockholm Kicks off 2024 Cruise Season

Ports of Stockholm announced the start of its 2024 cruise season with the arrival of AIDA Cruises’ AIDAmar in Stockholm on Tuesday, April 16...