10 de junho de 2013

Vida a Bordo!

Boa Tarde Queridos Visitantes!!!

Muitas vezes as pessoas me perguntam:

O que é a vida a bordo? Como posso ser um tripulante? O que precisa? Para qual posição/cargo posso me candidatar?

Realmente as dúvidas são muitas e eu entendo isso muito bem!

Bom, vamos por partes!!!!

A primeira coisa, para ser um tripulante, você precisa antes de qualquer coisa ter perfil para trabalhar nesta area (pra mim uma das mais fascinantes), um tripulante é aquele que tem vontade de aprender, fazer novas amizades, conhecer novas culturas e desbravar o mundo.
Também é bom estar preparado para ficar muitos meses longe da família e dos amigos e abandonar todo o conforto de um lar.
Quanto as características técnicas, dependendo da função, não é exigida a fluência em outro idioma, apenas conversação básica. Para alguns outros cargos, inglês fluente é essencial, e outros idiomas como espanhol, por exemplo, podem ser um diferencial.

Cargos, Salários e Contratos

Muitas pessoas embarcam em posições de assistentes, e após alguns contratos, passam a ocupar cargos de supervisão o gerencia, isso significa que a vida a bordo pode ser mais que um contrato temporário, mas uma opção de carreira. Quanto a realidade salarial, costuma ser mais atrativa que o mercado, além da vantagem de receber em dólar, uma moeda mais forte do que a nossa.
Os salários variam entre US$ 600 a US$ 2,000. Os contratos de trabalho podem variar entre 4 e 8 meses, dependendo do cargo e da necessidade da companhia marítima, já que muitas vezes os contratos podem ser extendidos.

Carga Horária

Prepare-se para trabalhar muito!!!
Já que um tripulante trabalha em média 10 horas por dia, podem ocorrer dias de mais trabalho e outros de menos trabalho. Não há dias de folga, as folgas são dadas em intervalos de horas. É possível descer do navio quando ele está atracado e conhecer novos lugares nesse período. Normalmente são feitas escalas e turnos de folga, tudo de acordo com a lotação do navio.

Funções a Bordo

Lembre-se que um navio é como um hotel flutuante, onde se podem desenvolver as mais diversas funções, segue exemplo de algumas delas:

Assistente de garçom
Garçom/garçonete
Ajudante de Bar
Bartender
Cozinheiro
Ajudante de Cozinha
Camareiro
Serviços Gerais/ Limpeza
Atendente de Loja
Recepcionista
Cabelereiro
Massagista
Fotógrafo
Dançarino
Cantor
Médico
Enfermeiro

E por aí vai!!!

O mais importante na hora de escolher uma posição para trabalhar é optar por aquela para a qual você tem maiores aptidões e tem maior identificação.
Por exemplo, de nada adianta você se candidatar ao cargo de camareiro se você nunca arrumou uma cama e não gosta desse tipo de trabalho, tem gente que faz isso e até mente no processo seletivo só para embarcar logo, na esperança de lá dentro trocar para uma posição melhor, já aviso que isso é muito dificil acontecer.

Não esqueça que você passará 8 meses (no mínimo!) a bordo, desempenhando a mesma função, então, vale a pena esperar um pouquinho mais e fazer a escolha certa!!

No demais, sorte e sucesso!!!

Tatiane











Nenhum comentário:

Postar um comentário