29 de novembro de 2010

Anvisa e os Cruzeiros

Pelo visto, os passageiros poderão sentir-se mais seguros. A Anvisa conclui um guia de conduta para navios de cruzeiro a fim de padronizar as exigências nos portos do país e prevenir o surto de doenças. Como o guia ainda está para ser concluído, agências e operadoras de cruzeiros podem fazer sugestões a serem enviadas para naviosdecruzeiro@anvisa.gov.brPor isso, a versão final valerá a partir da próxima temporada, no caso, em outubro de 2011.
Dois capítulos compõem o documento: o primeiro, sobre vigilância epidemiológica, define critérios para notificações de suspeita de surto a bordo e determina as regras de limpeza do navio, higiene da tripulação e dos passageiros.
O segundo capítulo é composto pelas regras de vigilância, como armazenamento de alimentos.
Somos fiscais. Mas quem faz o controle sanitário é a própria tripulação. É importante que conheçam as regras e as apliquem” – Fábio Miranda da Rocha, especialista em regulação e vigilância sanitária da Gerência-Geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Anvisa.

Viu só?
O setor cresceu muito nos últimos anos, um dos fatores responsáveis pelas medidas.
Em 2001, 6 navios transportaram 127 mil pessoas. Nesta temporada, a previsão é de que 886 mil passageiros viajem em 20 navios pela costa brasileira.
Ao transportar de 5 a 6 mil pessoas, algumas podem contrair diarreia ou gripe. Fábio lembra que os passageiros comem e bebem demais, além de densa exposição ao sol. O resultado é imunidade baixa e facilidade de contaminação.
A Anvisa aproximou-se das empresas donas dos navios na temporada passada, o que permitiu a ampliação do número de notificações de casos de doenças a bordo – passou de 500 para 4,4 mil. Casos de diarreia corresponderam a 70% dos problemas notificados.


Fonte: Pesquisado no Busk, notícia do Blog da Saúde.



16 de novembro de 2010

Cobranças nos Recrutamentos

Olá pessoal,
Não é a primeira vez que me perguntam sobre COBRANÇAS nos recrutamentos.
A resposta é SIM. A agência brasileira e a da América do Sul para a maior parte das companhias faz algum tipo de cobrança pelo processo. Elas vivem disso, e ajudam você a embarcar com mais segurança e informação. Você vai entrar no navio entendendo melhor e evitando o stress que vem da avalanche inicial de coisas que você precisará lembrar logo em seguida.
Portanto, a cobrança existe e é válida pois economiza você no processo de início em qualquer companhia.
Boa sorte!



Hi there!
Is'nt the first time someone asks about CHARGING in recruitment proccess.
The answer is YES. The local agencies for the majority of cruising companies makes some kind of charging through the hiring proccess. They survive upon this and help you to embark with more confidence and information. You will get into the ship understanding more and avoiding the stress that comes with the storm of initial things that you will have to remember in the following second.
So, the charging is OK and saves you at the beginning proccess in any company.
Good Luck!


11 de novembro de 2010

Termo ajusta condições de trabalhadores em Cruzeiros que vem ao Brasil

A temporada de cruzeiros marítimos vai começar com mais proteção para os trabalhadores brasileiros. O Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho elaboraram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) a ser seguido por todos os navios que ficam na costa brasileira por um período corrido superior a 30 dias.

O que motivou a TAC foi a preocupação com as condições de trabalho a bordo de algumas embarcações, não só durante a temporada no Brasil, mas também depois que o navio se afasta da costa. Muitos empregados nas últimas temporadas reclamaram das condições, que seguem as leis internacionais, geralmente inferiores à legislação nacional.

O acordo garantirá aos trabalhadores o direito de remeter seu salário mensal para a família por meio de transferência bancária. Fica proibido descontar do salário os materiais fornecidos como ferramentas de trabalho e uniformes. A jornada será controlada pelo empregado. Os navios deverão contar com médico ou enfermeiro brasileiros, para facilitar o atendimento. A partir de maio, também será proibido o desconto de exames médicos admissionais, que passarão a ser pagos pelas empresas contratantes. Os tripulantes brasileiros devem receber uma cópia do TAC em português para conhecer seus direitos. 

Para o auditor fiscal do trabalho Rinaldo Almeida, o acordo é inédito em todo o mundo. “Os navios de cruzeiros circulam por países de diversos continentes utilizando contratos internacionais que oferecem direitos aos trabalhadores muito inferiores aos garantidos pela legislação nacional. A Fiscalização do Trabalho considera o acordo um avanço importante, mas continuará vigilante durante a temporada 2010/2011”, esclareceu. A punição prevista é uma multa de R$ 70 mil por item descumprido, reversível para o Fundo de Amparo ao Trabalhador.


fonte: Correio Braziliense.



8 de novembro de 2010

Aniversário de 4 anos

Eba!! Viva!!! Parabens!!!!

No último dia 2 (finados mesmo), o Blog SóNavegando comemorou 4 anos!
Esse é o post de número 69!

Obrigado a todos pelos acessos!!

Grande abraço!
Lucas Selbach




Hey ho!!! Congrats!
Last December, 2nd, SóNavegando Blog has celebrated 4 years!
This is the post number 69.

Thanks for all the audience!

Super hug!
Lucas Selbach



Resposta a Mrs. M.


Olá!
Uma futura tripulante me fez a seguinte pergunta, seguem as respostas / comentários abaixo:

olá, me chamo M., sou de São Carlos, interior de são paulo, estou muito afim de viver as experiencias de ir trampar num navio, ...


Que bom. Estar a fim é o primeiro pré-requisito. Sem motivação você tem grandes chances de desistir.


tenho ingles intermediario, mas também nao paro de estudar...

Isso é essencial. Se você acha que é 'bom' no inglês, esse é o primeiro passo para fechar portas. Continue estudando. Sempre.


 e sou formada em educação física mas não atuo na area, atualmente tenho registro em carteira de um bar e choperia há um ano e também tenho 3 anos de registro em um bingo, quero saber se devo ir como educadora fisica, bartender, garçonete ou cashier..

Pois é, essa é a questão mais comum. A pessoa tem várias habilidades e pergunta em qual delas deve começar. Leia os posts anteriores para entender porque bartender e waitresses ganham mais grana (e trabalham mais).
Cassino normalmente é recrutado direto pela companhia, algumas agências podem até indicar.
No SPA (todas as atividades relacionadas a cuidados pessoais estão ao encargo do SPA), são vagas recrutadas pela Steiner ou direto pelas companhias.
Também tem a opção de Entertainer, mas precisa ter inglês excelente e vivência no exterior para conhecer as atividades que agradam aos hóspedes americanos (grande maioria do público de cruzeiros é americano).


aonde encontro as melhores gorgetas, salarios e acomodação!! 


Resumindo: cassino e spa - melhores acomodações. Mais grana em alguns navios específicos, dependendo de tuas habilidades de venda e da estrutura de comissões. Normalmente é inferior a...
Bartender e waitress - acomodações mais simples, trabalho mais pesado, menos folgas. Normalmente é mais grana em todas as companhias, dependendo do bar ou restaurante que tu atende, entre outros detalhes.


muito obrigada! abraço


As ordens! 
Outro abraço pra você.
E se quiser me pagar um café, agradeço!!





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