11 de novembro de 2010

Termo ajusta condições de trabalhadores em Cruzeiros que vem ao Brasil

A temporada de cruzeiros marítimos vai começar com mais proteção para os trabalhadores brasileiros. O Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho elaboraram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) a ser seguido por todos os navios que ficam na costa brasileira por um período corrido superior a 30 dias.

O que motivou a TAC foi a preocupação com as condições de trabalho a bordo de algumas embarcações, não só durante a temporada no Brasil, mas também depois que o navio se afasta da costa. Muitos empregados nas últimas temporadas reclamaram das condições, que seguem as leis internacionais, geralmente inferiores à legislação nacional.

O acordo garantirá aos trabalhadores o direito de remeter seu salário mensal para a família por meio de transferência bancária. Fica proibido descontar do salário os materiais fornecidos como ferramentas de trabalho e uniformes. A jornada será controlada pelo empregado. Os navios deverão contar com médico ou enfermeiro brasileiros, para facilitar o atendimento. A partir de maio, também será proibido o desconto de exames médicos admissionais, que passarão a ser pagos pelas empresas contratantes. Os tripulantes brasileiros devem receber uma cópia do TAC em português para conhecer seus direitos. 

Para o auditor fiscal do trabalho Rinaldo Almeida, o acordo é inédito em todo o mundo. “Os navios de cruzeiros circulam por países de diversos continentes utilizando contratos internacionais que oferecem direitos aos trabalhadores muito inferiores aos garantidos pela legislação nacional. A Fiscalização do Trabalho considera o acordo um avanço importante, mas continuará vigilante durante a temporada 2010/2011”, esclareceu. A punição prevista é uma multa de R$ 70 mil por item descumprido, reversível para o Fundo de Amparo ao Trabalhador.


fonte: Correio Braziliense.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

15+ Seattle Hotels with Free (or Discounted) Cruise Parking

When it comes to cruise parking, Seattle has among the most expensive options of any city you’ll find. It’s even more expensive to park here...