29 de novembro de 2010

Anvisa e os Cruzeiros

Pelo visto, os passageiros poderão sentir-se mais seguros. A Anvisa conclui um guia de conduta para navios de cruzeiro a fim de padronizar as exigências nos portos do país e prevenir o surto de doenças. Como o guia ainda está para ser concluído, agências e operadoras de cruzeiros podem fazer sugestões a serem enviadas para naviosdecruzeiro@anvisa.gov.brPor isso, a versão final valerá a partir da próxima temporada, no caso, em outubro de 2011.
Dois capítulos compõem o documento: o primeiro, sobre vigilância epidemiológica, define critérios para notificações de suspeita de surto a bordo e determina as regras de limpeza do navio, higiene da tripulação e dos passageiros.
O segundo capítulo é composto pelas regras de vigilância, como armazenamento de alimentos.
Somos fiscais. Mas quem faz o controle sanitário é a própria tripulação. É importante que conheçam as regras e as apliquem” – Fábio Miranda da Rocha, especialista em regulação e vigilância sanitária da Gerência-Geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Anvisa.

Viu só?
O setor cresceu muito nos últimos anos, um dos fatores responsáveis pelas medidas.
Em 2001, 6 navios transportaram 127 mil pessoas. Nesta temporada, a previsão é de que 886 mil passageiros viajem em 20 navios pela costa brasileira.
Ao transportar de 5 a 6 mil pessoas, algumas podem contrair diarreia ou gripe. Fábio lembra que os passageiros comem e bebem demais, além de densa exposição ao sol. O resultado é imunidade baixa e facilidade de contaminação.
A Anvisa aproximou-se das empresas donas dos navios na temporada passada, o que permitiu a ampliação do número de notificações de casos de doenças a bordo – passou de 500 para 4,4 mil. Casos de diarreia corresponderam a 70% dos problemas notificados.


Fonte: Pesquisado no Busk, notícia do Blog da Saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ports of Stockholm Kicks off 2024 Cruise Season

Ports of Stockholm announced the start of its 2024 cruise season with the arrival of AIDA Cruises’ AIDAmar in Stockholm on Tuesday, April 16...