16 de abril de 2009

Mãe preocupada - Worried Mother

(this post is about question and answers from a Brazilian mother. If you're curious, just ask and I'll translate for you).

Oi galera,
Outro dia uma mãe preocupada me fez uma pergunta e autorizou publicar a conversa aqui no blog. Eu retiro os nomes para evitar complicações.

Espero que ajude quem está pra embarcar.

Abração e mantenha contato.

Lucas Selbach

Pergunta1:
oi Lucas estive visitando o seu site. Queria uma informação, minha filha está esperando para trabalhar no ___Cia XX____, como room service, desde fevereiro. Ela já enviou todos os exames e está esperando ser chamada. Eu como mãe estou aflita por ela pois ela gastou o que não tinha,arrumei dinheiro emprestado, para ela fazer o stcw, achando que seria rápido, e nós já estamos chegando no fim de Março e as dívidas chegaram e ela ainda não foi chamada e só Deus sabe a nossa situação. 
Pela sua experiência qto tempo mais ou menos eles demoram para chamar uma room service? É a primeira vez dela no navio, desde já muito obrigado e que Deus te abençõe. Pelo que pude ver vc é uma pessoa que tem grande futuro, que Deus abençõe todo seu projetos. Mãe Preocupada

Resposta 1:
oi 'Mãe Preocupada' querida,

Pra vc ter uma idéia, eu gastei R$ 3.500, pra fazer toda a seleção em 2006, incluindo o visto q precisei tirar em Sampa. O processo começou em maio e eu consegui o visto no início de outubro. Depois do visto foi cerca de 30 dias pra embarcar. Isso é na ____Cia_YY___, uma companhia maior que a __Cia_XX__.
Eu sugiro que a tua filha busque algum trabalho temporário por aí, se puxe, faça alguma coisa pra passar esse tempo. Espere mais uns dias e ligue para a agência (creio que foi pela __Agencia ZZ__ - se for, fale com a __Pessoa___, explique a situação e veja o que ela pode fazer).

Só lembre de uma coisa muito importante: não mostre muito sua preocupação, não se exponha. Senão isso pode gerar um receio, já que estão contratando uma profissional. Se ela está desesperada isso pode abalar sua performance.

'Mãe Preocupada', o mais difícil já passou. Sua filha conseguiu a oportunidade, está dentro. Isso não quer dizer que ela deva sentar e esperar a empresa chamar sem fazer nada. Diga pra ela se mexer, conseguir algo, pra se ocupar. Senão, a ansiedade começa a tomar conta e pode prejudicar vocês. Isso também permite BAIXAR AS EXPECTATIVAS do trabalho. Muita gente faz um sonho incrível, pensando que é um mar de rosas, mas existem espinhos, folhas, terra e muito trabalho. E também rosas sim, pois é super legal conhecer gente de todo o lugar do mundo, lugares diferentes, outras culturas.

Quanto ao dinheiro, avise quem emprestou que talvez demore um pouco mais. Respire, relaxe e continue acreditando. Sua filha vale - e sempre valerá - o esforço.

Grande abraço

Retorno 3: (dia seguinte, nem deu tempo de responder)
Oi Lucas bom dia. Pode sim publicar no blog. A __Agencia ZZ__, em Janeiro mandou um email e pediu que ela aguardasse porque o currículo dela havia sido aceito, mas depois disso não falou mais nada. E ela na mesma época havia mandado o currículo para a __agencia JJJ__, e eles entraram em contato, e logo mandou que ela providenciasse os exames. Ela dá aulas de ingles para crianças e faz faculdade de turismo. É muito boa filha e está sempre correndo atrás. Em 2007 ela esteve 10 meses trabalhando em um hotel na Inglaterra,acho que sou eu que estou mais aflita. Desde já muito obrigado ajudou bastante. Deus te abençoe.

Retorno 4: (6 dias depois)
Oi Lucas te agradeço pela força que nos deu. Minha filha vai esta embarcando em abril no __Navio_AAA__. obrigado por tudo.

Resposta final: (dia seguinte)
Querida 'Mãe Preocupada', fico muito feliz por isso.
Espero que ela aproveite ao máximo a experiência.
Se ela tiver outras perguntas, me mande. Só peça para ELA usar o email, pois vai ser o meio de comunicação mais frequente dela com você e ela precisa se acostumar.

Um super abraço
Lucas Selbach

2 comentários:

  1. É isso mesmo!
    O negócio é tentar não se desesperar!
    Para quem fica a espera da chamada para embarcar, parece que nunca chega.
    No meu caso, acredito que a ficha cairá quando me chamarem de fato. Mas, como você mesmo disse, Lucas, estou esperando e correndo atrás em terra.
    O negócio é estar preparado para a chamada, mas não se desesperar enquanto ela não vem.


    Success 4all
    eLi
    :-]

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:46 PM

    Sei não viu.. a pessoa morou quase um ano na Inglaterra, ganhando em libra, faz faculdade e diz não ter dinheiro para pagar o quê, 700 reais de curso para ser tripulante??? Chega desses coitadinhos que se fazem sempre de vítima! Essa mãe, se for realmente tão preocupada com a filha, deveria conversar diretamente com ela ao invés de pedir conselho no orkut para um total desconhecido.

    ResponderExcluir

Ports of Stockholm Kicks off 2024 Cruise Season

Ports of Stockholm announced the start of its 2024 cruise season with the arrival of AIDA Cruises’ AIDAmar in Stockholm on Tuesday, April 16...